Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação e Cultura Contemporânea
versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279
Resumen
FREITAS, Maria Auxiliadora Silva; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; FERREIRA, Dirlene Márcia Costa y PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.24-43. Epub 22-Jul-2018. ISSN 2238-1279. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180046.
O artigo apresenta a análise de uma experiência vivenciada com alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental, por meio do Projeto didático “O Lugar Onde Moro”, abordando o conceito de memória como categoria chave, articulada à linguagem digital na construção da leitura. Com ênfase nos fatos existenciais contidos na memória das pessoas mais velhas, o projeto se propôs a trabalhar a temática do lugar, o pertencimento de alguém em um espaço histórico-geográfico, constituído de relações sociais, econômicas e políticas. Destaca o envolvimento dos alunos para conhecer e interagir na comunidade na qual vivem e estudam, a partir da historicidade do bairro, levando-os a questionar, compreender, participar, criticar e apresentar sugestões que valorizem suas raízes e o meio cultural. Nesse percurso, o uso da Língua Portuguesa trouxe avanços significativos na formação dos alunos e professores, com destaque aos aportes linguísticos, a intertextualidade entre poetas e os problemas locais, as fontes orais, digitais e imagéticas, disponibilizadas pelas tecnologias educacionais. Finaliza mostrando os resultados para o ensino-aprendizagem, para a identidade pessoal dos alunos, e profissional de professores e gestores.
Palabras clave : Tecnologias na Educação; Programa Um Computador por Aluno; Memória; Aprendizagem.