Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação e Cultura Contemporânea
versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279
Resumen
RUIZ FERREIRA, Laide Maria y BARROS TRUBILIANO, Dr. Carlos Alexandre. Apontamentos sobre educação, cultura e etnoconhecimentos Paiter suruí. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.204-223. Epub 22-Jul-2018. ISSN 2238-1279. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180054.
O artigo apresenta os resultados de observações realizadas na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Sertanista José do Carmo Santana”, localizada na aldeia Gãpgir, linha 14, Terra Indígena Sete de Setembro, município de Cacoal, Rondônia. Tivemos como objetivo identificar quais são e como são trabalhados os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí e até a que ponto a legislação vigente, que rege a educação específica e diferenciada para os povos indígenas, vem sendo cumprida na aldeia. Como procedimento de coleta de dados foram feitas entrevistas e análises documentais de materiais didáticos-pedagógicos. Os resultados apresentados apontam avanços no cumprimento da legislação, mas ainda muito longe do ideal, ou seja, acesso pleno a cidadania.
Palabras clave : Educação escolar indígena; Currículo específico; Etnoconhecimento.