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Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
RANGEL, Ana Maria y NAIFF, Luciene Alves Miguez. Crianças e adolescentes em situação de rua: representações sociais no contexto educacional. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.49-68. ISSN 2238-2097.
O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de 100 professores de ensino público acerca das crianças e adolescentes em situação de rua. Para que de fato sejam produzidas representações sociais, esse conteúdo deve provocar no grupo uma necessidade de transformar algo não familiar em um pensamento partilhado socialmente. Os resultados mostraram que os professores se dividem em um misto de medo e pena desses indivíduos e que creditam basicamente à esfera pública qualquer responsabilização por mudanças nesse quadro. A família foi apontada como o principal motivo da ida para as ruas.
Palabras clave : Representações Sociais; Crianças e Adolescentes em Situação de Rua; Educação Pública.