Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
MOLINA, Rosane Kreusburg. Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.429-441. ISSN 2238-2097.
Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.
Palabras clave : Pesquisa Colaborativa; Narrativas Docentes; Ética.