Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire. A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.361-377. ISSN 2238-2097.
Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.
Palabras clave : Representações Sociais e Identitárias; nfância; Educação Infantil.