Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FERREIRA, Gustavo Lopes y CARVALHO, Daniela Franco. O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.191-211. ISSN 2238-2097.
O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.
Palabras clave : Museus de Ciências; Discurso Científico; Discurso Pedagógico.