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Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SAMBRANO, Taciana Mirna; TRINDADE, Dioneia da Silva y TANUS, Vera Lúcia Fernandes Aragão. Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.429-442. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago008.
Este texto resulta de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Proinfantil, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio deste recorte, identificar continuidades/descontinuidades nas práticas pedagógicas das profissionais a partir da participação no Programa. Os fundamentos teóricos das análises se pautam na legislação específica e literatura pertinente à formação de professores da Educação Infantil. A amostra abarcou 37 cursistas, contatados mediante questionário, observação das práticas pedagógicas e entrevistas. Os resultados indicam que o processo de formação vivenciado atingiu o objetivo de problematização da prática das profissionais, possibilitando-lhes interlocução com a teoria e ressignificação dos papéis dos sujeitos envolvidos.
Palabras clave : Educação Infantil; Formação Profissional; Programa Proinfantil..