Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.367-379. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago010.
A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos.
Palabras clave : Mediação; Tecnologia e Educação; Dialética.