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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
BRITO, Silvia Helena Andrade; RODRIGUEZ, Margarita Victoria y BEZERRA, Artur D’Amico. Marcos legais para a institucionalização da formação docente em Mato Grosso (1910-1970). R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.177-197. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017197.
O artigo tem como objetivo analisar os mar cos legais que acompanharam o processo de institucionalização da escola normal pública em Mato Grosso, entre 1910 e 1970. Para tal, foram compilados a legislação estadual, outros documentos públicos e dados censitários. O texto discorre sobre dois aspectos para analisar a legislação: o crescimento do ensino primário e a expansão da escola normal no Brasil e em Mato Grosso. Como conclusões, destaque-se o maior acesso à formação de professores por meio das escolas normais a partir dos anos 1930, quando as matrículas no ensino primário começaram a se tornar mais significativas no estado.
Palabras clave : Escola Normal; Mato Grosso; Legislação; Formação de Professores.