Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.573-590. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6884.
O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiên cias com a educação escolar. Ele se fundamen ta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas co laborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política.
Palabras clave : Quilombos; Escrita; Educação; Professores.