Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
MENDES, Luís César Castrillon y JESUS, Dánie Marcelo de. Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.693-712. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6891.
Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o concei to de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o concei to de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses do cumentos se voltam para especificidades de gru pos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas.
Palabras clave : Identidade/Relações de Gênero; Guias do PNLD; Ensino Médio.