Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
ROSA, Caroline de Moura; ANNA, Sita Mara Lopes SANT’ y STRAMARE, Odilon Antônio. Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no Ensino Superior. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.15-37. Epub 15-Mayo-2019. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7038.
O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Conceitos de Qualidade; Análise de Discurso.