Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SALVADOR, Nayara Cunha; OLIVEIRA, Anderson José de y FRANCO, Neil. Fracasso, evasão e abandono escolar de pessoas trans: algumas reflexões necessárias. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11840. Epub 28-Dic-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11840.
Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de "normalizar" os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.
Palabras clave : Transmasculinidades; Transfeminilidades; Exclusão.