Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
SILVA, Maria Vitória da y OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Possibilidades de leitura na escola: o olhar de professores de diferentes disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.84-89. ISSN 2317-0972.
No exercício da docência, nas séries finais do Ensino Fundamental, os professores são chamados a tratar dos saberes específicos de uma determinada área de conhecimento e também da forma de ensiná-los como conteúdos disciplinares. A leitura surge como habilidade imprescindível tanto para a aquisição de conteúdos conceituais e procedimentais dos diferentes campos do saber, como para o exercício da crítica e para a expressão de ideias, sentimentos e criação artística. Este trabalho investiga as possibilidades da leitura como componente integrador das diferentes especialidades em um estudo com cinco professores experientes das séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que é possível, em conjunto, elaborar proposta, na própria escola, para ampliar as possibilidades de leitura, em um processo permanente de formação de professores, que pode ocorrer em momentos específicos de estudo e planejamento, como no horário das Atividades Complementares, envolvendo a direção, a coordenação e os professores.
Palabras clave : Formação de Professores; Leitura; Séries Finais do Ensino Fundamental.