Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
. Ler e escolher livros para crianças e jovens: uma tarefa docente. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.43-51. ISSN 2317-0972.
Este texto tem o propósito de colocar em pauta o tema das escolhas de livros para a leitura de crianças e jovens por parte dos professores, identificando possibilidades que se apresentam para o acompanhamento e a apreciação dessa produção. Destaca -se a concorrência de autoridade de instâncias de mediação envolvidas com a produção e o consumo dos livros destinados à leitura das novas gerações. Nessa perspectiva, se enfoca como a comunidade dominante de escritores e críticos de literatura - a qual assume um discurso competente de avaliação dessa produção - se opõe a determinada forma de consumo de livros. Os professores, representantes da cultura escolar, emergem para estas comunidades como atores cuja capacidade de apreciação do “literário” encontrar -se -ia pouco qualificada e carente - o que o texto pretende iniciar em problematização.
Palabras clave : Choice of Books; Teachers' Choices; Children's Books; Quality of Children's Books;; Children's Book Market.