Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
PIATTI, Celia Beatriz y URT, Sônia da Cunha. Expressões de cultura e educação nas obras literárias: a leitura em questão. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.111-127. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0008.
Este estudo é fruto da análise das obras de literatura infanto-juvenil Tiquinho do Pantanal - o dia-a-dia de um pantaneirinho, de Marcela Lemos Monteiro e Pantanal- amor baguá, de José Hamilton Ribeiro. Pretende-se elaborar, a partir dele, uma proposta de trabalho de leitura com as crianças da região pantaneira. Na discussão ensejada o binômio educação e cultura é o alvo privilegiado, revelando que as obras em questão nos oferecem dados para encontrar, no cenário pantaneiro, a presença do homem como expressão importante. Considera-se que esta investigação oferecerá aos professores e alunos da região pantaneira um material relevante como estímulo à leitura nas salas de aula das escolas, oportunizando a esses sujeitos reconhecerem-se como construtores de sua história, ao mesmo tempo em que se apropriam dos produtos construídos pela cultura.
Palabras clave : Literatura; Cultura; Educação.