Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
ZANCHETTA JR, Juvenal; MAZZO, Keli y MENEGON, Erika Nogueira. Gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino Médio. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.99-114. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n722018000114.
Este artigo analisa o conjunto de textos de terceiros constantes em livros didáticos aprovados pelo MEC em 2015, dentro do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Partindo da referência de gênero textual amparada pelas diretrizes curriculares nacionais, avaliam-se as coleções mais distribuídas no país, observando-se os gêneros empregados, os domínios discursivos a que os gêneros se referem, as condições de apresentação e finalidades dos textos. Observam-se ainda características que ajudam a explicar o sucesso da coleção mais distribuída no PNLEM/2015.
Palabras clave : Livro Didático; Gêneros Textuais; Textos.