Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
MOSSI, Cristian Poletti y OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.115-131. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n722018000131.
O artigo trata da produção de pesquisas, sobretudo em educação, que, ao buscar outros parâmetros de produção/validação, se envolvem em alguma medida com arte. Entendendo que as facetas da produção artística são inúmeras e não necessariamente visuais, o recorte mais preciso que foi escolhido para se debruçar é o do uso de materiais visuais em geral nessas investigações. Nesse sentido, após transitar por algumas concepções de arte com as quais os autores têm trabalhado e de discutir sob o ponto de vista teórico a gênese de metodologias artísticas no campo das investigações em educação, uma cena será, ao final do texto, mais especificamente tratada: a da utilização que o autor fez em sua tese de doutorado (orientada pela coautora deste artigo), das imagens de algumas obras da artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir o que na pesquisa foi nomeado de ‘sobrejustaposições’ enquanto estratégia metodológica.
Palabras clave : Arte; Imagem; Pesquisa em Educação.