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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade y SANTOS, Wagner dos. Indicadores De Resultados Educacionais No Espírito Santo: Um Estudo Descritivo E Correlacional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69330. Epub 17-Oct-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133869330.
Neste texto, apresenta-se resultados de um estudo descritivo e correlacional, a partir do desempenho obtido pelos municípios do Estado do Espírito Santo em três indicadores de resultados educacionais: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb -, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - Ioeb - e Indicador de Desenvolvimento das Escolas - IDE. Como resultados, verificou-se que, embora exista uma correlação estatisticamente significativa entre eles, há situações em que um mesmo município pode obter diferentes resultados educacionais, conforme a escolha do indicador analisado. Com isso, sinaliza-se para a importância de se realizar uma análise conjunta desses indicadores, considerando seus componentes, para uma melhor leitura da realidade educacional no Estado.
Palabras clave : indicadores de resultados educacionais; avaliação educacional; análise estatística.