SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Influência Da Cultura Organizacional Na Motivação Acadêmica Numa Instituição De Ensino Superior Empresarial No BrasilDesempenho Dos Estudantes De Pedagogia No Enade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

BARCELOS, Marciel; VIEIRA, Aline Oliveira  y  SANTOS, Wagner dos. Práticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação Infantil. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68004.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868004.

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.

Palabras clave : avaliação educacional; educação infantil; escolarização..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )