Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
MEDEIROS, Jássio Pereira de. Culturas Docentes E Cultura Organizacional Num Instituto Federal De Educação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68214. Epub 22-Nov-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133868214.
Neste texto, relata-se os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar a influência de subculturas ou microcampos docentes nas variáveis da cultura organizacional do IFRN, a partir do contexto de expansão da rede de educação profissional. Para tanto, partiu-se de referências de modelo teórico relacionado com cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, por meio do método do estudo de caso, e que adotou o IFRN como campo de observação. Para a coleta de dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores a instituição. Foi possível constatar a existência de microcampos docentes e subculturas inseridas nesses microcampos, capazes de interferir na percepção da cultura organizacional. Os conflitos, jogos de interesses e ambiguidades na formação dessas subculturas evidenciaram manifestações culturais diferenciadoras e fragmentadores no interior dos microcampos docentes.
Palabras clave : educação profissional; cultura organizacional; cultura escolar; subculturas; docentes..