Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
JUNIOR, João Florêncio da Costa; SOUZA, Rosana Curvelo de; SILVA, Polyana Tenório de Freitas e y RAMOS, Anatália Saraiva Martins. GESTÃO ACADÊMICA, ISOLAMENTO SOCIAL E PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO COM PÓS-GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e84007. Epub 10-Abr-2024. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133884007.
Neste artigo, propõe-se a analisar os efeitos da ausência de convivência universitária sobre a procrastinação acadêmica dos alunos de pós-graduação. Para tanto, procedeu-se a uma análise temática a partir da fenomenologia hermenêutica sobre a transcrição de 24 entrevistas estruturadas, realizadas com estudantes de mestrado e doutorado em Administração. Os resultados mostram que a procrastinação está mais ligada à dimensão de fatores individuais de cada entrevistado - organização, estresse e saúde - do que a fatores de dimensão externa, como acesso às dependências da universidade e mudanças metodológicas, e que a pandemia, em si, não foi responsável diretamente por ensejar o comportamento procrastinador entre alunos, mas potencializa tendências já existentes. Aqueles que apresentam rotinas delineadas e as seguem com disciplina, passaram a procrastinar menos; por outro lado, os que não conseguem manter um cronograma organizado e estruturar hábitos, tiveram essas tendências potencializadas com a pandemia e intensificaram a prática da procrastinação.
Palabras clave : procrastinação acadêmica; isolamento social; pandemia; Covid-19.