Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
NASCIMENTO, Jaqueline Dourado do; JUNIOR, Edmilson José dos Santos; SANTOS, Cinthia Lima dos y GONCALVES, Wezley Ricardo Bezerra. IMPLANTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO SINAES: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e83777. Epub 05-Abr-2024. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133883777.
Avaliar contribui para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior. O artigo tem o objetivo de analisar como aconteceu a implantação dos instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos projetos pedagógicos de cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior. A abordagem qualitativa, com uso da análise documental dos projetos pedagógicos de cursos, foi a metodologia aplicada. Notou-se que as avaliações externa e institucional são tratadas superficialmente e que não há compreensão sobre a diferença entre elas e há pouco uso dos resultados. Logo, é crucial implantar uma cultura avaliativa que favoreça um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos meios de gestão e pedagógicos.
Palabras clave : avaliações externas; projetos pedagógicos de cursos; avaliação institucional; gestão.