Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
LUZ, Aline Souza da y PINTO, Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves. Interdisciplinaridade na formação de professores: um olhar a partir dos movimentos da produção científica. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.107-121. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1071.
O trabalho apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre a interdisciplinaridade na formação de professores, realizado em publicações que apresentam um estado da arte sobre a formação de professores no país. No presente trabalho, interessa saber: O que revelam as pesquisas e estudos sobre a interdisciplinaridade na formação de professores? Que aspectos têm sido observados sobre essa temática nesses estudos e pesquisas? Para realização deste estudo bibliográfico, foram consideradas as pesquisas de: André et al. (1999), André (2009), Brzezinski e Garrido (2001), Brzezinski (2009) e Ludke e Goulart (1996). O interesse em realizar o presente trabalho está em sistematizar e analisar o referido tema nas produções, bem como identificar as lacunas de produção de conhecimento sobre a temática. A partir do conjunto de pesquisas analisadas neste estudo bibliográfico, é possível inferir que a interdisciplinaridade, como uma possibilidade de tema de investigação na formação de professores em nível superior, aparece ao longo dos anos nas pesquisas e estudos de forma moderada. Entretanto é preciso verificar que, nos últimos anos, a investigação do tema da interdisciplinaridade na formação de professores tem ganhado uma nova perspectiva devido à implementação das Licenciaturas Interdisciplinares.
Palabras clave : formação de professores; interdisciplinaridade; metanálise.