Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
PRIOSTE, Cláudia Dias. Tecnologia e educação: em busca de uma pedagogia libertadora frente à neocolonização digital. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.9-29. Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1300.
O presente ensaio tem o objetivo de discutir algumas novas formas de opressão e colonização que têm sido desenvolvidas na era digital, bem como examinar a relevância e a atualidade das ideais do educador Paulo Freire sobre uma pedagogia libertadora. Considerando a potencialidade educativa das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que guarda a promessa de democratização de acesso aos conhecimentos, uma análise crítica dos pressupostos pedagógicos contemporâneos se torna cada vez mais relevante. O ponto de partida das reflexões aqui apresentadas foram as evidências empíricas de pesquisas que tenho desenvolvido, há mais de dez anos, sobre o uso das TIC por adolescentes e crianças brasileiras, e seus possíveis efeitos educacionais. É importante enfatizar que uma perspectiva crítica não deve ser reduzida a uma visão fatalista sobre o uso das tecnologias na educação. Ao contrário, espera-se que as proposições sobre a neocolonização digital aqui desenvolvidas possam estimular novos posicionamentos pedagógicos, especialmente no que se refere à escolarização das camadas populares.
Palabras clave : tecnologia e educação; psicanálise e cibercultura; teoria crítica e tecnologia.