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Revista
Articulo
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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
ESTEBAN, Maria Teresa. Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.171-192. Epub 09-Ene-2020. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355.
O artigo aborda articulações entre formação docente e educação das classes populares, focalizando relações entre escola básica e universidade. Tem como principais referências os trabalhos de Paulo Freire e de Regina Leite Garcia, que oferecem as bases para a construção de uma escola pública popular e convocam a pensar em pedagogias emancipatórias. Fundadas no diálogo, tais pedagogias convidam ao trabalho coletivo, reflexivo, crítico, comprometido e esperançoso. Uma perspectiva em que os vínculos entre o fazer docente e a pesquisa se estreitam, conforme indica a conclusão do trabalho ao assinalar a potência dos princípios da Educação Popular e a relevância da noção de professora pesquisadora para a problematização de questões escolares cotidianas e a busca de alternativas para sua transformação.
Palabras clave : formação docente; Educação Popular; escola pública; professora pesquisadora.