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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
MOURA, Gustavo y MORGAN, Brian. Discipline of Teaching English as an International Language - D-TEIL: perspectivas para a formação de professores de línguas. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.177-192. Epub 22-Sep-2020. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.143.
O papel que os estágios internacionais têm no desenvolvimento profissional de professores de línguas é uma questão contenciosa, visto que nem todos os pesquisadores concordam que estágios internacionais são necessariamente naturais, neutros ou benéficos, de acordo com a posição de Pennycook (2007, 2012, 2017) em relação ao ensino de língua inglesa em contexto internacional. Pesquisadores como Santoro (2007, 2009), por exemplo, expressaram a preocupação de que estágios internacionais constituem uma forma de um turismo educacional que potencialmente explora comunidades anfitriãs. No entanto alguns outros desenvolvedores desses programas e também pesquisadores reconhecem e priorizam o valor e a natureza sociopolítica de se ensinar no exterior, assim como lutam para facilitar práticas éticas e críticas (MORGAN; MARTIN, 2014; MARTIN; MORGAN, 2015). Por essa razão, este artigo analisa criticamente o atravessar fronteiras com referência ao programa de certificação D-TEIL. Os resultados de uma experiência de estágio internacional sugerem mudanças para se considerar a multiplicidade de conhecimento e objetivam o desenvolvimento de estratégias para os programas de formação de professores de língua inglesa em direção a práticas éticas.
Palabras clave : estágio internacional; ensino de língua inglesa; práticas éticas.