1 INTRODUÇÃO
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que tem por objetivo principal analisar a trajetória formativa do educador de jovens e adultos no médio sudoeste da Bahia.
A escolha da temática parte da constatação de uma vivência profissional da autora enquanto docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando foi possível observar o fato de ser recorrente certa dificuldade quanto ao desenvolvimento profissional docente de atividades pedagógicas na modalidade de ensino EJA.
Para o desenvolvimento deste artigo, apresentaremos resultados levantados, de como andam as pesquisas sobre formação docente do educador de jovens e adultos. Elas serão identificadas a partir dos seguintes descritores de busca: “formação docente do educador de EJA”; “atuação docente na EJA”; “políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.
Os descritores foram definidos a partir de uma análise feita no projeto de pesquisa, e estes apresentados no parágrafo anterior foram os que melhor satisfizeram às necessidades semânticas da área e às especificidades da Educação de Jovens e Adultos no âmbito da pesquisa da autora.
O trabalho do tipo estado do conhecimento2, adotado nesta etapa, apresenta um caráter bibliográfico quantitativo e tem sua relevância como pesquisa, pois permite o contato do pesquisador com as produções existentes quanto à temática analisada, evitando, assim, que se incorra no erro de repetir aquelas já anteriormente realizadas e possibilitando, também, uma melhor percepção acerca das lacunas relacionadas ao conhecimento sobre o tema. Soares (1989) aponta outras vantagens, informando que o estado do conhecimento:
É necessário no processo de evolução da ciência, a fim de que se ordene periodicamente o conjunto de informações e resultados já obtidos, ordenação que permita indicação das possibilidades de integração de diferentes perspectivas, aparentemente autônomas, a identificação de duplicações ou contradições, e a determinação de lacunas e vieses. (SOARES, 1989, p. 3).
Com o objetivo de mapear a quantidade de trabalhos de pós-graduação no campo de formação docente e das políticas públicas voltadas para a modalidade de ensino EJA, realizou-se, num primeiro momento, uma pesquisa sem recorte temporal; porém, ao fazer uma análise mais detalhada, optou-se pelo recorte temporal compreendido entre os anos de 2008 e 2018.
A escolha referente à década para coleta de dados do estado do conhecimento se deu pelo fato de ser um período em que as discussões em torno das expressões das questões sociais e das políticas educacionais assumiram grandes proporções no Brasil; a EJA se efetivou de maneira mais consistente, como vinha sendo pretendida, desde a década de 1930, e, também, em virtude do tempo em que a autora teve o primeiro contato com a Pedagogia na área da Educação de Jovens e Adultos.
A pesquisa compreendeu trabalhos que abordam as concepções, metodologias e práticas da EJA, envolvendo questões relativas à formação dos educadores, à atuação docente e às políticas públicas voltadas para essa modalidade de ensino. Como a EJA frequentemente reconhece o educando enquanto trabalhador e remete às relações com o mundo do trabalho, foram considerados também estudos relacionados a essa temática.
Partindo deste ponto de vista, buscamos, por meio deste estudo, estabelecer um elo entre o conhecimento posto e aquele que ainda não foi produzido, o qual, por sua vez, torna-se necessário para sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecendo os principais resultados da investigação, identificando temáticas, abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos à pesquisa futura.
Para efeito de organização deste artigo, apresentaremos, numa primeira etapa, os dados quantitativos dos descritores desta pesquisa e, em seguida, faremos uma discussão com as informações importantes levantadas sobre o tema nos textos selecionados para análise.
Ao apresentarmos os dvescritores a seguir, faz-se necessário esclarecer que, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram aplicados os seguintes filtros: tipo (mestrado e doutorado); ano (2008-2018); grande área de conhecimento (Ciências Humanas); área de conhecimento (Educação de Adultos); área de avaliação e área de concentração (Educação). Já na busca avançada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a pesquisa foi refinada a partir da aplicação dos seguintes filtros: programa (pós-graduação em Educação); tipo (dissertação e tese); assunto (Educação de Jovens e Adultos); área de conhecimento (Ciências Humanas) e ano de defesa (2008-2018). E, por sua vez, fica claro que fora utilizada a mesma metodologia de pesquisa na CAPES. Assim, as tabelas a seguir, separadas por descritor, mostram o quantitativo das produções encontradas nos bancos de pesquisa mencionados anteriormente.
2 FORMAÇÃO DOCENTE DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO QUANTITATIVO
FORMAÇÃO DOCENTE DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS | ||||
---|---|---|---|---|
DESCRITORES CAPES | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Formação docente do educador de jovens e adultos” | 53 | 33 | 86 | 05 |
“Formação docente” AND “Educação de Jovens e Adultos” | 35 | 08 | 43 | 08 |
DESCRITORES IBICT | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Formação docente” + “Educação de Jovens e Adultos” | 45 | 18 | 63 | 02 |
“Formação docente” “Educador de Jovens e Adultos” | 25 | 09 | 34 | 05 |
Fonte: dados coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e IBICT, jan./2020. Elaboração dos autores.
2.1 Atuação docente na educação de jovens e adultos: levantamento quantitativo
ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | ||||
---|---|---|---|---|
DESCRITORES CAPES | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Atuação docente na Educação de Jovens e Adultos” | 54 | 33 | 87 | 03 |
“Atuação docente” AND “Educação de Jovens e Adultos” | 12 | 05 | 17 | 03 |
DESCRITORES IBICT | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Atuação docente” + “Educação de Jovens e Adultos” | 42 | 11 | 53 | 04 |
“Atuação docente na Educação de Jovens e Adultos” | 01 | 00 | 01 | 01 |
Fonte: dados coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e IBICT, jan./2020. Elaboração dos autores.
2.2 Políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos: levantamento quantitativo
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | ||||
---|---|---|---|---|
DESCRITORES CAPES | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos” | 71 | 33 | 104 | 02 |
“Políticas educacionais” AND “Educação de Jovens e Adultos” | 23 | 14 | 37 | 01 |
DESCRITORES IBICT | Dissertação | Tese | Total | Relação/tema |
“Políticas educacionais” + “Educação de Jovens e Adultos” | 03 | 04 | 07 | 04 |
“Políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos” | 04 | 05 | 09 | 03 |
Fonte: dados coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e IBICT, jan./2020. Elaboração dos autores.
Inicialmente, as produções na CAPES e no IBICT foram localizadas por conterem em seus títulos o termo de busca definido. Posteriormente, fora realizada a leitura dos resumos, metodologias e referências, o que possibilitou identificar as informações sobre os objetivos das pesquisas. Quando, em alguns casos, essas informações não apareciam de forma clara, era necessária a leitura do trabalho inteiro para identificar as informações desejadas.
Os dados expostos nas tabelas acima já foram inseridos após a utilização de filtros operacionais de pesquisa. Ao se utilizarem as pesquisas sem a aplicação de nenhum tipo de filtro, na CAPES, totalizaram-se 3.605 produções, em que o primeiro descritor apresentava o total de 1.416 produções; o segundo, 1.349; e o terceiro descritor, 840 produções, divididas entre teses e dissertações. No IBICT, somou-se o total de 643 produções sem aplicação de filtros, contabilizados por 317 no primeiro descritor, 80 no segundo e 246 no terceiro, respectivamente.
A utilização dos filtros é importante por possibilitar ao pesquisador definir as pesquisas que mais se aproximam do seu objeto de estudo; sem a aplicação desses, encontramos produções de diversas áreas, como Saúde, Educação Especial, Educação do Campo, entre outras, que, apesar de serem importantes pesquisas, fogem do objeto de dissertação da pesquisadora.
Observando os descritores no que diz respeito ao recorte temporal definido e, após a aplicação de filtros, os trabalhos publicados entre os anos de 2008 e 2018, depois da triagem, conseguimos levantar no site da CAPES, com a soma dos três descritores, 374 publicações. O primeiro descritor contabilizava o total de 129 produções; o segundo, 104; e o terceiro, 141, conforme exposto no quadro a seguir.
Neste trabalho de estado do conhecimento, no recorte temporal estabelecido (2008-2012), sobretudo quando observada a quantidade da produção nos anos compreendidos entre 2008 e 2012 no banco de dados da CAPES, conforme exposto na Tabela 4, é importante destacar que ainda era pouco expressivo o número de iniciativas voltadas para a pesquisa da formação docente, atuação docente e políticas públicas docente na EJA, mesmo apresentando uma crescente quantidade de trabalhos nos anos posteriores. Podemos observar que são limitadas as contribuições que discutem a temática da formação docente com enfoque na modalidade EJA.
Descritor 1: Formação docente do educador de jovens e adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
07 | 14 | 00 | 00 | 00 | 23 | 18 | 15 | 11 | 22 | 19 |
Descritor 2: Atuação docente na Educação de Jovens e Adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 26 | 15 | 25 | 20 | 12 | 06 |
Descritor 3: Políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
10 | 14 | 00 | 00 | 00 | 22 | 20 | 22 | 17 | 16 | 20 |
Fonte: dados coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, jan./2020. Elaboração dos autores.
Dando sequência à pesquisa qualitativa, analisando agora as publicações na BDTD vendo o quantitativo das produções acadêmicas com o recorte temporal estabelecido, utilizando os mesmos descritores da CAPES, pode-se contabilizar no recorte temporal, após a aplicação de filtros, que o levantamento com a soma dos três descritores foi de 167 publicações. O primeiro descritor contabilizava o total de 97 produções; o segundo, 54; e o terceiro, 16.
Diante da produção acadêmica na BDTD, a totalidade dos estudos que atendiam aos critérios preestabelecidos era semelhante à da CAPES. E, tendo esses resultados como pressuposto, ratifica-se que a produção sobre os descritores já mencionados acima, no âmbito acadêmico, ainda é pequena; sobretudo quando comparada aos resultados da CAPES, podemos ver que a maioria dos anos analisados apresenta estudos. Mas, principalmente, não se pode associar a ausência da temática na produção acadêmica aos seus resultados, pois estes são inegáveis no contexto em que se legitima a ciência, contemplando a sua forma teórico-metodológica de análise. Os dados quantitativos encontrados podem ser vistos no Quadro 5, exibido a seguir.
Descritor 1: Formação docente do educador de jovens e adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
07 | 09 | 14 | 08 | 11 | 08 | 06 | 09 | 06 | 09 | 10 |
Descritor 2: Atuação docente na Educação de Jovens e Adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
06 | 02 | 04 | 07 | 05 | 01 | 02 | 02 | 07 | 08 | 09 |
Descritor 3: Políticas educacionais para Educação de Jovens e Adultos | ||||||||||
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
02 | 03 | 02 | 03 | 00 | 02 | 00 | 02 | 00 | 01 | 01 |
Fonte: dados coletados no Banco de Teses e Dissertações da BTDT, jan./2020. Elaboração dos autores.
Fazendo uma análise geográfica das produções somando os três descritores, podemos concluir que, no recorte temporal e nos filtros aplicados, a CAPES concentra a maior parte de suas produções na região Nordeste, 149; seguida da região Sudeste, com 140; e Sul, com 85 produções. Já no IBICT, as produções se concentram na região Sudeste, 67; seguida pela região Nordeste, 63; Centro-Oeste, 24; e região Sul, 14. Juntando os dois bancos de dados, as pesquisas totalizam por regiões em 1º lugar: a região Nordeste, com 212 produções; seguida da região Sudeste, com 207; Sul, com 99; e Centro-Oeste, com 24 produções. Essas pesquisas foram produzidas, em sua maioria, nas instituições públicas federais e estaduais.
As pesquisas produzidas demonstram um decréscimo na área de Políticas Públicas Educacionais nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste. A combinação entre as duas plataformas de pesquisa nas regiões e no espaço temporal de análise resultou em uma nítida tendência de ampliação das pesquisas na região Nordeste, destacando os Estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A seguir, apresentamos duas tabelas com dados das produções selecionadas nas plataformas CAPES e IBICIT:
Tipo | Produção | Autor | Ano | Instituição | Região |
---|---|---|---|---|---|
1. Diss. | A prática do planejamento de ensino na educação de jovens e adultos | NASCIMENTO, João Maria P. do | 2010 | UFPB | Nordeste |
2. Diss. | Saberes construídos pelos professores nas práticas docentes da educação de jovens e adultos | JÚNIOR, Adenilson Souza Cunha | 2012 | UFS | Nordeste |
3. Diss. | Educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os saberes escolares e cotidianidade | BEZERRA, Andrezza Raquel Cirne | 2013 | UFPB | Nordeste |
4. Diss. | O enunciado da educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da ufpb/campus i | ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de | 2013 | UFPB | Nordeste |
5. Diss. | Alfabetização de Jovens e Adultos no Estado da Paraíba: uma análise político-pedagógica das experiências da campanha de Educação Popular-CEPLAR | FAÇANHA, Sabrina Carla Mateus | 2013 | UFPB | Nordeste |
6. Diss. | Políticas de formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: o projeto político pedagógico da autarquia municipal do Ensino Superior de Goiana-PE | CABRAL, Angela Ninfa Mendes de Andrade | 2013 | UFPB | Nordeste |
7. Diss. | Políticas públicas para a Educação Profissional: estudo da formação/profissionalização e do trabalho do professor do programa especial de formação pedagógica de docentes | FARIA, Vanessa Piedade Gontijo | 2014 | PUC-MG | Sudeste |
8. Diss. | Olhares atentos, detalhes orientadores: o lugar da inteligência popular na Alfabetização de Jovens e Adultos | MELO, Elma Nunes de | 2015 | UFPB | Nordeste |
9. Diss. | Histórias de vida: percursos de formação de licenciados em pedagogia no campo da EJA | MASSENA, Renata da Silva | 2015 | UNEB | Nordeste |
10. Diss. | A dor e a delícia de tornar-se... Professor da EJA: narrativas de si na construção formativa de educadores do juvenil do município de Catu-BA | ARAÚJO, Margareth da Conceição Almeida de | 2015 | UNEB | Nordeste |
11. Diss. | Estudo dos saberes da experiência docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos | SILVA, Alexandre Alves da | 2016 | UESB | Nordeste |
12. Diss. | A formação docente e o fenômeno da na Educação de Jovens e Adultos: desafios formativos | MACEDO, Nubia Sueli Silva | 2017 | UNEB | Nordeste |
13. Diss. | Formação de professor da educação de jovens e adultos: um olhar reflexivo sobre os saberes docentes em uma escola estadual no município de Itamaraju-Bahia | SANTOS, Maria Madalena da Conceição | 2017 | UNEB | Nordeste |
14. Diss. | Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural | SANTOS, Priscila Morgana Galdino dos | 2018 | UFPB | Nordeste |
15. Diss. | Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos | CARDOSO, Jackeline Silva | 2018 | UNEB | Nordeste |
16. Diss. | Políticas públicas de EJA no município de Souto Soares-Bahia: uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Básica | BISPO, Sonia Vieira de Souza | 2018 | UNEB | Nordeste |
17. Diss. | A formação inicial do curso de Pedagogia da FE/UERN para atuar na EJA | SOARES, Maria Cleoneide | 2018 | UERN | Nordeste |
18. Tese | Razão e formação docente: uma análise das racionalidades subjacentes às políticas de formação docente pós-LDB/96 | FONSECA, Fábio do Nascimento | 2008 | UFPB | Nordeste |
19. Tese | Educação de Jovens e Adultos nas vozes dos sujeitos do campo no Pará: da lógica de compensação às perspectivas emancipatórias | NASCIMENTO, Eula Regina Lima | 2014 | UFPB | Nordeste |
20. Tese | Trajetórias formativas de educadores da EJA: fios e desafios' | PEDROSO, Ana Paula Ferreira | 2015 | UFMG | Sudeste |
21. Tese | A avaliação formativa como regulação da aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual do Ceará em uma análise fenomenológica | OLIVEIRA, Sandra Maria Coelho de | 2015 | UFC | Nordeste |
22. Tese | Formação de professores para a educação de pessoas jovens e adultas no brasil e no Chile: um estudo comparado entre o estado da Bahia e a região de Valparaíso | CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza | 2017 | UFMG | Sudeste |
Fonte: dados coletados nas pesquisas realizadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, jan./2020. Elaboração da autora.
Tipo | Produção | Autor | Ano | Instituição | Região |
---|---|---|---|---|---|
1. Diss. | A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê | PEREIRA, Andréia da Silva | 2008 | UNESP | Sudeste |
2. Diss. | Trajetórias de educadores construídas na Educação de Jovens e Adultos: experiências e significados | MATI, Emmeline Salume | 2008 | UFMG | Sudeste |
3. Diss. | Formação docente na educação de jovens e adultos: processo de inclusão/exclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em uma perspectiva de humanização | LINS, Vanira Maria Laranjeiras | 2008 | UFPE | Nordeste |
4. Diss. | A noção de competência na política pública de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Betim: avanço e ou retrocesso na formação humana | BITENCOURT, Celeste Deográcias de Souza | 2009 | UERJ | Sudeste |
5. Diss. | Os desafios da formação continuada de docentes para atuação na Educação Profissional articulada à Educação de Jovens e Adultos | BONFIM, Cristiane Jorge de Lima | 2011 | UNB | Centro-Oeste |
6. Diss. | A formação do trabalho docente: um estudo das teorizações acerca das dimensões pessoais no exercício da profissão | SILVA, Juliana de Souza | 2012 | USP | Sudeste |
7. Diss. | Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de São Paulo: diálogos entre as políticas públicas as práticas docentes e seus significados | SILVA, Robson Novaes da | 2013 | USP | Sudeste |
8. Diss. | A política pública do Estado de Mato Grosso para a Educação de Jovens e Adultos e o trabalho dos professores formadores da EJA | SANTOS, Savio Antunes dos | 2013 | UFMT | Centro-Oeste |
9. Diss. | A política de Educação Municipal e o tratamento da Educação de Jovens e Adultos | NAZÁRIO, Marcia Aurelia | 2014 | UFPE | Nordeste |
10. Diss. | Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): interfaces com as políticas e diretrizes curriculares | VELOSO, Zelia Vieira Cruz | 2014 | PUC-GO | Centro-Oeste |
11. Diss. | O processo de formação inicial de professores dos anos iniciais da EJA: uma análise do curso de pedagogia de Universidades Estaduais de São Paulo | FARIAS, Alessandra Fonseca | 2016 | UNESP | Sudeste |
12. Diss. | Concepções de qualidade na Educação de Jovens e Adultos: impasses e desafios da política educacional brasileira | COUTINHO, Helen Ferreira Carvalho | 2016 | UFJF | Sudeste |
13. Diss. | O educador de jovens e adultos e sua formação na faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais | SILVA-SOARES, Rafaela Carla e | 2017 | UFMG | Sudeste |
14. Diss. | Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente | ALVES, Caroline Diniz Nóbrega | 2018 | UEPB | Nordeste |
15. Diss. | A educação permanente e sua interface com as políticas educacionais para Educação de Jovens, Adultos e idosos no Brasil | ALMEIDA, Talita Costa de Oliveira | 2018 | UEPG | Sul |
16. Diss. | Direito à Educação de Jovens e Adultos na tessitura das políticas públicas de financiamento | CARDOSO, Caroline Cristiano | 2018 | UFRGS | Sul |
17. Tese | Análise do conceito de formação docente no contexto educativo-formativo brasileiro | VIRGINIO, Maria Helena da Silva | 2009 | UFPB | Nordeste |
18. Tese | Trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res]significações | MARQUEZAN, Lorena Inês Peterini | 2015 | UFSM | Sul |
19. Tese | Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos | PORCARO, Rosa Cristina | 2015 | UFMG | Sudeste |
Fonte: dados coletados nas pesquisas realizadas no Banco de Teses e Dissertações da IBICT, Jan./2020. Elaboração dos autores.
3 COLETA DE DADOS DA ANPAE E DA ANPED
Nos anais dos simpósios nacionais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), as pesquisas foram realizadas entre os anos de 2009 e 2017. Uma vez que as reuniões nacionais ocorrem bianualmente, foram analisados, ao todo, 48 trabalhos. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), as pesquisas se dividiram por grupos de trabalhos (GTs) e foram analisadas 78 produções presentes nos GTs: 18 (Educação de Pessoas Jovens e Adultas), 08 (Formação de Professores) e 06 (Educação Popular). Ao todo, foram reunidos 30 trabalhos, dos quais 23 foram selecionados para estudo, sendo, desses, 15 produções da ANPED e 08 produções da ANPAE.
Produção acadêmica | Produção | Autor | Ano | Instituição | Região |
---|---|---|---|---|---|
1. ANPAE XXVI | Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa: entre políticas públicas e a realidade docente | SILVA, Rita de Cássia da Oliveira | 2009 | UFES | Nordeste |
2. ANPAE XXVI | A Educação de Jovens e Adultos no plano nacional de educação e nos planos estaduais de educação | MACHADO, Maria Margarida | 2009 | UFG | Centro-Oeste |
3. ANPAE XXVI | O processo histórico de consolidação da Educação de Jovens e Adultos: as políticas públicas voltadas para EJA e a luta dos movimentos sociais para a efetivação do direito a educação | SOUZA, Thiana do Eirado Sena de | 2013 | UESB | Nordeste |
4. ANPAE XXVI | Concepções de cidadania: tensões e intenções no processo de escolarização das pessoas jovens e adultas | RODRIGUES, Luiz Rubens | 2015 | UFJF | Sudeste |
5. ANPAE XXVI | As perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos a partir do novo plano nacional de educação | FERNANDES, Sandra Leite | 2015 | UNICAMP | Sudeste |
6. ANPAE XXVI | As políticas educacionais e o programa nacional de Educação Profissional integrado à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos | BARACHO, Maria das Graças | 2015 | IFRN | Nordeste |
7. ANPAE XXVI | A formação profissional para jovens e adultos: um processo em construção? | CABRAL NETO, Antônio | 2017 | UFRN | Nordeste |
8. ANPAE XXVI | Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil nos últimos 10 (dez) anos: desafios e potencialidades | VELIS, Valéria Ap. Vieira | 2017 | UNESP | Sudeste |
Fonte: dados coletados nas pesquisas realizadas na ANPAE 2020. Elaboração dos autores.
Produção acadêmica | Produção | Autor | Ano | Instituição | Região |
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1. Trabalho ANPED GT 18 | Formação de educadores de jovens e adultos: saberes na proposição curricular | PINHEIRO, Rosa Aparecida | 2008 | UFRN | Nordeste |
2. Trabalho ANPED GT 18 | O permanente amadorismo em EJA: a experiência da formação de educadores em educação de jovens e adultos no município do Rio de Janeiro | RIBEIRO, Ana Cristina | 2008 | UNESA, RJ | Sudeste |
3. Trabalho ANPED GT 18 | “A política dos outros” na produção de sentidos sobre formação de professores de jovens e adultos | ALVARENGA, Marcia Soares de | 2009 | UERJ | Sudeste |
4. Trabalho ANPED GT 08 | Interdisciplinaridade e inovação educativa pelo olhar etnográfico | PEREIRA, Antonio Serafim | 2010 | UNESC | Sul |
5. Trabalho ANPED GT 18 | Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: ensaio sobre a possibilidade de diálogo entre o conceito de capital cultural e a crítica à Educação Bancária | SILVA, Waldeck Carneiro da | 2010 | UFF | Sudeste |
6. Trabalho ANPED GT 08 | Necessidades formativas de educadores que atuam em projetos de educação não-formal | PRÍNCEPE, Lisandra Marisa | 2011 | PUC-SP | Sudeste |
7. Trabalho ANPED GT 08 | A constituição dos formadores de professores e a potencialidade da práxis histórica de Paulo Freire para estudos e ações | DE PAULA, Lucimara Cristina | 2011 | UFSCar | Sudeste |
8. Trabalho ANPED GT 18 | Caminhos e desafios à formação de educadores de jovens e adultos | PORCARO, Rosa Cristina | 2011 | UFV UFMG | Sudeste |
9. Trabalho ANPED GT 18 | A mediação na prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos: sentidos e complexidades imanentes | LOSSO, Adriana Regina Sanceverino | 2011 | UFFS, SC | Sul |
10. Trabalho ANPED GT 08 | A relação entre OCDE e a política de formação docente brasileira | FERREIRA, Diana Lemes | 2012 | UFPA | Norte |
11. Trabalho ANPED GT 18 | Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a presença de Paulo Freire | OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de | 2012 | UEPA | Norte |
12. Trabalho ANPED GT 18 | “Educar servidores públicos”: dilemas da docência no contexto de trabalho da Educação de Jovens e Adultos | BANDEIRA, Elça Maria Sá | 2012 | UECE | Nordeste |
13. Trabalho ANPED GT 06 | Educação popular como política pública: análise crítica | SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo | 2015 | UNIJUÍ, RS | Sul |
14. Trabalho ANPED GT 18 | Construção da identidade do docente da Educação de Jovens e Adultos: contribuições da prática de ensino e da extensão universitária | MOURA, Ana Paula Abreu | 2015 | UFRJ | Sudeste |
15. Trabalho ANPED GT 18 | Políticas de EJA Implementadas nos últimos 20 anos e uma leitura no campo das políticas do novo cenário | MACHADO, Maria Margarida | 2017 | UFG | Centro-Oeste |
Fonte: Dados coletados nas pesquisas realizada na ANPED, jan./2020. Elaboração dos autores.
As pesquisas mostram que na ANPAE as produções classificadas estão concentradas, respectivamente, nas Regiões Nordeste, com 04 produções; Sudeste, 03 Produções; e Centro-Oeste, com 01 produção. Podemos observar que as pesquisas analisadas na ANPED se concentram nas regiões Sudeste, com 10 produções; Nordeste, 06 produções; Sul, 03 produções; e Centro-Oeste e Norte, com 02 produções, nessa ordem.
Machado (2000), ao estudar sobre a produção científica na área da EJA, mostra-nos que a vida profissional do docente dessa modalidade de ensino não possibilita sua formação continuada por meio de estudos ou de cursos e que, ainda, quando de alguma forma existe esse aperfeiçoamento, a formação recebida é insuficiente e inadequada para atender às demandas impostas pela maioria das instituições. A autora afirma que:
As pesquisas relacionadas à formação de professores também ressaltam em suas conclusões a necessidade de um processo de formação continuada, primando pela articulação entre teoria e prática, que inclua a superação da desarticulação entre as propostas pedagógicas de formação e os objetivos específicos da Educação de Jovens e Adultos, quer seja oferecida por secretarias de estado e municípios ou por universidades. (MACHADO, 2000, p. 24).
Segundo a autora, então, há uma fragilidade na formação desse professor, que acaba por ter de aprender junto dos alunos, gerando, assim, dificuldades em praticar os princípios político-pedagógicos defendidos pela EJA − situação ainda vista e vivenciada nos dias atuais.
4 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
O que podemos constatar com as pesquisas é que o Brasil está vivendo, ainda, um momento de configuração e renovação do processo de formação do educador de jovens e adultos, visto que essa realidade demanda muita discussão sobre o processo de ensino na EJA e, mais especificamente, sobre o processo de formação desses educadores.
Em relação às regiões geográficas brasileiras, todas as cinco produziram pesquisas analisadas neste estudo, totalizando 559 produções. A concentração dos programas de pós-graduação brasileiros na Região Nordeste fez esta região contribuir com 39,71% do total de pesquisas; seguida pela região Sudeste, com 39,36%; Sul, com 15,74%. As regiões Centro-Oeste e Norte ficaram com menos de 10% das pesquisas, 4,83% e 0,35%, respectivamente. A produção de pesquisas na área de Educação parece demonstrar a fragilidade das políticas públicas de Educação nas regiões brasileiras que são economicamente mais carentes.
Analisar e coletar dados sobre as características da produção acadêmica de determinada área do conhecimento exige que o pesquisador estabeleça critérios analíticos, de modo a coletar dados que tenham relevância para o pesquisador, mostrando um balanço e uma análise sistematizada do desenvolvimento do campo do conhecimento sugerido.
São diversas as pesquisas que analisam a relação entre formação docente, atuação docente e políticas públicas na EJA. Para essas pesquisas, a EJA consistiria em uma forma de os educadores se prepararem quanto ao saber para a participação na vivência em comunidade ou a organização social de acordo com seu percurso formativo ao longo da vida.
Notamos que essa discussão ainda pode ser mais explorada, sobretudo na dimensão das políticas públicas. Algumas pesquisas descreveram como a EJA, entendida das mais variadas formas, seja como formação, atuação ou políticas públicas, pode assegurar o sucesso dos projetos de escolarização de jovens e adultos.
Por fim, o conjunto das pesquisas sobre a temática exposta aqui demonstra muitas limitações para conclusões mais consistentes. Os números encontrados nesta pesquisa demonstram que o tema da EJA tem sua importância dentro do campo da produção científica na área da educação. Mas há de se notar, no entanto, um maior interesse da área em pesquisas educacionais que relacionam a EJA com as áreas de letramento, memórias, Linguística, Geografia e Matemática, apontando a necessidade de se expandirem os estudos e as pesquisas no campo das políticas públicas, da trajetória e da formação docente.