Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
VIEIRA, Ricardo; VIEIRA, Ana Maria y MARQUES, José Carlos. Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vida. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.5-23. Epub 18-Oct-2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555.
Neste texto, apresentamos alguns dados de uma investigação em curso cujo objetivo principal passa por entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade. Desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). Em termos empíricos, entrevistámos quatro sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade e o contexto sociocultural dessas pessoas influenciam as práticas e perceções que elas possuem sobre o tema da sustentabilidade.
Palabras clave : sustentabilidade; objetivos de desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.