Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
CASTAMAN, Ana Sara y TOMMASINI, Angélica. Estudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.41-58. Epub 18-Oct-2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1466.
O presente estudo tem por objetivo conhecer sobre as estratégias de ensinagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de modo a compreender acerca do emprego do estudo de caso no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada na técnica bibliográfica e no relato de experiência, busca-se: a) examinar sobre as estratégias de ensinagem na EPT; b) refletir acerca do emprego do Estudo de Caso, enquanto estratégia de ensinagem no PROEJA. Conclui-se que o estudo de caso é uma estratégia de ensinagem importante e potencial no PROEJA para desenvolver a criticidade, a autonomia e a participação do estudante, por meio de imersão profissional, pesquisas de campo e em grupo. Além disso, permite explorar e compreender os fatores determinantes e consequentes da realidade, das rotinas e das práticas da situação-problema.
Palabras clave : estratégia de ensino; estudo de caso; educação de jovens e adultos.