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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
ANESE, Ritieli y NOGARO, Arnaldo. Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.69-90. Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1558.
O artigo sistematiza os dados e reflete sobre as informações coletadas com quatro professores e equipe gestora de uma escola montessoriana, com o objetivo de explicitar como acontece o processo de avaliação na Educação Infantil com ênfase na Pedagogia Montessoriana, bem como procura compreender o processo de desenvolvimento da autonomia das crianças inseridas nesta Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma escola de uma cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, com a utilização de questionário aplicado via Google Forms. A análise dos dados segue a perspectiva qualitativa. A base teórica do estudo compõe-se por autores como Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), dentre outros. Os resultados permitem entender e conceituar a avaliação na perspectiva montessoriana, bem como compreender de que maneira ela ocorre no contexto da Educação Infantil. Identificou-se que o foco do processo avaliativo está voltado para o desenvolvimento do educando, dando vazão ao exercício da liberdade de expressão, dentro do ritmo de cada criança, valendo-se do espaço e tempo próprio da infância que resulta no desenvolvimento de sua plena autonomia.
Palabras clave : Pedagogia Montessoriana; avaliação; autonomia.