Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Internacional de Educação Superior
versión On-line ISSN 2446-9424
Resumen
BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; SILVA, Roberta da y FREITAS, Mateus de Lima. Banco de Questões do IFCE: um Sistema Web para Auxiliar o Processo de Avaliação do Estudante no Ensino Superior. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022006. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8657696.
As Instituições de Ensino Superior (IES), como agentes atuantes na sociedade, têm um papel imprescindível na formação dos estudantes, pois além dos conhecimentos técnicos que devem oferecer, também devem focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades objetivando transformar os alunos em seres protagonistas e proativos do contexto em que estão inseridos e da própria vida. O presente trabalho, é original e possui como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e experimental. É uma pesquisa aplicada de estudo empírico e de abordagem quantitativa. O objetivo do presente trabalho é verificar se um software online que mantenha uma base de dados de questões para o ensino superior pode auxiliar o professor no diagnóstico de competências e habilidades que precisam ser reforçadas. Através de pesquisas sobre o uso de ferramentas que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi possível averiguar que essas ferramentas podem servir como elemento de auxílio e melhoria no processo de ensino aprendizagem. Para se atingir o objetivo do trabalho, desenvolveu-se um sistema web para a centralização de questões com a mesma estrutura das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A validação do Banco de Questões do IFCE deu-se através de um questionário online que objetivou averiguar a veracidade da ferramenta frente aos seus objetivos e a intenção do seu uso em sala de aula.
Palabras clave : Banco de questões; Avaliação; Software educativo.