Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
C., VÍCTOR ORELLANA; C., MANUEL CANALES; C., CRISTIÁN BELLEI y M., FABIÁN GUAJARDO. INDIVIDUAÇÃO E MERCADO EDUCACIONAL NO CHILE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.141-157. Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89879.
Este artigo sistematiza as evidências de diferentes pesquisas sobre a educação chilena para entender os mercados educacionais. Além dos déficits de equidade e qualidade que foram relatados, discute-se o efeito no processo de individualização. Práticas anteriormente presentes no mundo da vida ou na política são agora colonizadas de forma mercantil, articulando a experiência da vida como um contínuo individual de escolha de mercado e desempenho alienado. Experimenta-se o mercado educacional como uma constrição da liberdade, o que aumenta a desigualdade e a baixa qualidade média documentada.
Palabras clave : individualização; mercado; educação chilena; privatização educacional.