Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
GALVAO, PRISCILA KELIDA ASSIS; SILVEIRA, TELMA APARECIDA TELES MARTINS y BARBOSA, IVONE GARCIA. A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.990-1009. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104878.
O presente artigo analisa o processo histórico de consolidação do direito à Educação Infantil no Brasil, buscando perceber os condicionantes sociais e políticos na elaboração da Carta Magna de 1988. Utilizamos o materialismo histórico-dialético, apreendendo em sua concretude social e histórica os múltiplos condicionantes implicados no processo. Realizamos um levantamento bibliográfico e documental acerca do período da Constituinte 1985-1988. As evidências anunciam a contradição dos diferentes grupos na constituição das políticas públicas e a busca de consolidação do direito à educação.
Palabras clave : Educação Infantil; Direito da criança; Políticas Públicas.