Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
COSTA, CLARA CORRÊA DA y GONCALVES, HELENICE MAIA. Formação pedagógica no curso de pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da teoria das representações sociais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1010-1028. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104882.
O objetivo do trabalho foi identificar e analisar as representações sociais de formação pedagógica implícitas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, associada à Teoria da Argumentação. O documento foi analisado com base no Modelo da Estratégia Argumentativa. Identificou-se que a representação social de formação pedagógica está ancorada na desarticulação entre teoria e prática, fruto de antigas cisões: o modelo que opunha o bacharel e o licenciado.
Palabras clave : Representações Sociais; Políticas públicas; Formação Pedagógica; Pedagogia.