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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
MACIEL, ROGERIO ANDRADE; NEVES, JOANA D’ARC DE VASCONCELOS y OLIVEIRA, MARCOS RENAN FREITAS DE. Documento curricular da escola bragantina e gestão escolar democrática: um olhar a partir dos princípios educativos freireanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.938-960. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113182.
Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneos e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foram utilizados dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui-se que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e, por ter como primazia os princípios educativos freireanos, concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.
Palabras clave : Gestão Escolar Democrática; Escola Bragantina; Princípios Educativos Freireanos.