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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
VASCONCELOS, ADA RAQUEL DA FONSECA y FALCAO, NÁDIA MACIEL. A educação profissional técnica integrada ao ensino médio, à política de acompanhamento de egresso e à juventude: diálogos possíveis?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111921. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111921.
Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao Ensino Médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude, público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora na prática já realizada, que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE como um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que, apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao Ensino Médio, esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadunem com as questões da formação no Ensino Médio e, consequentemente, com a formação juvenil.
Palabras clave : Acompanhamento de Egresso; Educação Profissional; Juventude.