Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
BRANCO, UYGUACIARA VELOSO CASTELO y JEZINE, EDINEIDE. Expansão do acesso por modalidade de cursos. Uma perspectiva georreferenciada. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122995. Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122995.
O artigo objetiva analisar a expansão do acesso por modalidade (Bacharelado e Licenciatura) e região geográfica, em cursos presenciais de universidades públicas federias, pós-Reuni. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo exploratória e analítica, apoiada em dados quantitativos, coletados das Sinopses Estatística do Censo da Educação Superior (MEC/INEP), discutidos a partir da categoria prestígio social (BOURDIEU, 2011; 2015). Os resultados mostram discrepâncias regionais, com decréscimo na oferta e matrículas em cursos de Licenciatura e crescimento nos Bacharelados.
Palabras clave : Educação Superior; Bacharelado; Licenciatura; Prestígio social.