Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
SANTOS BRAGA, DANIEL; TOLOMELLI BRESCIA, AMANDA y PINHEIRO DANTAS, DINA MARA. Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Gerais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122539. Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539.
este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou- se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil socioeconômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.
Palabras clave : acesso às tecnologias digitais; desigualdades de oportunidades educacionais; ensino remoto emergencial; educação superior.