SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Reverberaciones habermasianas en las disertaciones y tesis de Educación Matemática en BrasilDetrás de las pantallas: conectando experiencias y tecnología, en la pandemia, sobre la enseñanza de Matemáticas en los Primeros Años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação Matemática Debate

versión On-line ISSN 2526-6136

Resumen

ALMEIDA, Moisés Ceni de; BARBOSA, Renata Cardoso; MUSMANNO, Leonardo Maricato  y  SOUZA, Natália Pedroza de. A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. Ed. Mat. Deb. [online]. 2023, vol.7, n.13, e1c.  Epub 01-Ene-2023. ISSN 2526-6136.  https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a03.

O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram softwares de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.

Palabras clave : Experimentação; Cálculo Diferencial e Integral; Tecnologias Digitais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )