Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
GOMES, Candido Alberto da Costa. Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de Janeiro. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.35, pp.25-34. ISSN 0100-1574.
O objetivo do estudo é identificar as formas de relacionamento escola-comunidade, bem como as respectivas condições de sucesso e fracasso. Na primeira parte são apresentados os resultados de cinco estudos de caso, realizados em escolas com alunos de níveis socioeconômicos diferentes, e na segunda parte os resultados de um survey piloto, envolvendo uma amostra de escolas públicas e particulares. As conclusões indicam que as variáveis explicativas do sucesso e fracasso do relacionamento escola-comunidade são, pela ordem de importância, o grau de vida comunitária, os recursos materiais e humanos da escola, a qualificação do diretor, as diferenças socioculturais entre os alunos e as equipes docente e técnico-pedagógica da escola e, finalmente, o grau de homogeneidade do alunado do ponto de vista socioeconômico.
Palabras clave : Relações escola-comunidade; Rio de Janeiro; Desigualdades sociais; Administração escolar.