Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
CHAMBOREDON, Jean-Claude y PREVOT, Jean. O "ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cad. Pesqui. [online]. 1986, n.59, pp.32-56. ISSN 0100-1574.
O artigo discute as condições sociais da descoberta da primeira infância como objeto pedagógico e, em seguida, as funções sociais que a instituição escolar pode preencher quando baseada nesta definição da primeira infância. Para isto os autores analisam dados sobre: a expansão da escolaridade infantil; as mudanças no papel pedagógico das mães, associadas aos seus novos papéis profissionais; a evolução das necessidades de guarda em comparação com as educacionais; a difusão de novas concepções da psicologia sobre as crianças pequenas e as mudanças nas formas de atendimento. Na segunda parte são examinados vários aspectos da instituição escolar voltada para as crianças pequenas e as expectativas diversas que cada classe social constrói em relação a ela.
Palabras clave : Escolas maternais; Escolarização; Mães; Demanda da educação; Condições sociais.