Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
FAVERO, Osmar; HORTA, José Silverio Baia y FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.83, pp.5-14. ISSN 0100-1574.
Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não-subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articular-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira.
Palabras clave : Políticas Educacionais; Pesquisa Educacional; Pós-Graduação; Planejamento da Educação.