Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.89, pp.39-47. ISSN 0100-1574.
O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.
Palabras clave : 1º Grau; Teoria Pedagógica; Cotidiano Escolar.