Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
SILVA, Maria Alice Setubal; RIBEIRO, Maria José Reginato; SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira y QUADRADO, Alice Davanço. A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.43-50. ISSN 0100-1574.
Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional
Palabras clave : Escola Pública; Ensino de 1º Grau; Brasil; Cultura Escolar; Projeto de Escola; Qualidade do Ensino .