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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
HARMS, Thelma. O uso de escalas de avaliação de ambientes na educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.76-97. ISSN 0100-1574.
Embora a ECERS tenha sido amplamente utilizada para orientar a melhoria de programas de educação infantil, relativamente pouco tem sido relatado sobre sua aplicação prática. Este artigo explora as qualidades que tornaram a ECERS útil em programas que atendem crianças de diferentes culturas e origem socioeconômica nos Estados Unidos e em outros países. A ECERS inclui indicadores para avaliar as três necessidades básicas comuns a todas as crianças: proteção da saúde e segurança, apoio e orientação para desenvolvimento social/emocional e estímulos de linguagem e desenvolvimento cognitivo. A escala é usada em diferentes países, culturas e idiomas, utilizando diferentes currículos, com apenas pequenos ajustes. A fim de assegurar a comparabilidade estão disponíveis materiais de treinamento, protocolos para prática de campo e requisitos para traduções. São descritos o uso das escalas na Quality Rating and Improvement Systems nos Estados Unidos, assim como sua utilização internacional generalizada
Palabras clave : Melhoria de Programa; Avaliação de Qualidade; ECERS; Programas Pré-Escolares.