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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
DORZIAT, Ana. O profissional da inclusão escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.986-1003. ISSN 0100-1574.
O texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.
Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Portugal; Brasil.