Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
BENITES, Larissa Cerignoni; SARTI, Flavia Medeiros y SOUZA NETO, Samuel de. De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.100-117. ISSN 0100-1574. https://doi.org/10.1590/198053142928.
Este artigo apresenta resultados de revisão da literatura nacional e internacional sobre o estágio supervisionado e a figura do professor colaborador que recebe e acompanha a formação de estagiários na escola. Esse professor, formado inicialmente para a docência na educação básica, recebe estagiários em sua classe sem necessariamente contar com orientações sobre como desempenhar essa função formativa. Os estudos considerados revelam que a aprendizagem relativa ao desempenho dessa atividade tem ocorrido nos moldes das escolas de ofício, essencialmente por meio da transmissão de práticas modelares. Essas práticas formativas chocam-se com certas propostas de formação docente que se afirmam no contexto educacional atual, marcado por discursos sobre a profissionalização do magistério.
Palabras clave : Formação de Professores; Professores; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino.