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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
MAROUN, Kalyla. Jongo e Educação Escolar Quilombola: diálogos no campo do currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.484-502. Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143357.
Este artigo tem como objetivo analisar alguns diálogos, no campo do currículo, entre o jongo - prática cultural afro-brasileira - e a Educação Escolar Quilombola - nova modalidade de ensino institucionalizada no Brasil - a partir de um estudo de caso em uma comunidade quilombola (Santa Rita do Bracuí), localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo de cunho etnográfico ao longo de dois anos, na perspectiva de uma descrição densa. Percebemos que as crianças e jovens quilombolas vêm construindo suas identidades étnicas por meio da inserção na prática do jongo, o que vem contribuindo e legitimando a demanda das lideranças políticas de Bracuí pela entrada dessa prática no currículo da escola local.
Palabras clave : Ensino; Currículos; Quilombos; Cultura Afro-Brasileira.