Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
MATOS, Daniel Abud Seabra y FERRAO, Maria Eugénia. Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.614-636. Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143669.
Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] - Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.
Palabras clave : Repetência; Pisa; Análise de Regressão.